Ao partir de Kotaku para a Bloomberg News, Jason Schreier fala sobre suas experiências como repórter e sobre o presente e futuro desafios do jornalismo de games.

Mais de uma década atrás, Jason Schreier era um repórter local sentado em uma reunião do conselho de zoneamento ouvindo “um bando de velhos discutindo sobre a possibilidade de uma cerca deveria ser permitida se ela tem 20 pés de altura ou 15 pés de altura”, como ele descreve.

“E eu fiquei tipo, ‘Oh meu Deus, isso não é o que eu quero fazer da minha vida.'”

Sua busca por algo mais interessante levou ele aos videogames, onde trabalhou como freelancer em várias lojas antes de conseguir um emprego permanente como escritor colaborador da Wired. Ele permaneceu lá por vários anos antes de uma ligação do recém-promovido editor-chefe do Kotaku, Stephen Totilo, para conseguir um emprego em tempo integral como repórter do Kotaku.

Conversei com Schreier na semana passada, logo após sua partida de Kotaku, após quase uma década. Agora, ele está a caminho das notícias da Bloomberg , onde se juntará à equipe de relatórios técnicos para cobrir a indústria de videogames – e também está iniciando um novo podcast na rede Maximum Fun, Triple Click, junto com seus ex-colegas do Kotaku Kirk Hamilton e Maddy Myers.

Como quando ele começou na Kotaku, Schreier tem alguma liberdade para descobrir qual será seu papel na Bloomberg. Ele me diz que está ansioso para aprender com a redação maior da Bloomberg e tentar obter mais cobertura comercial, enquanto continua o tipo de indústria e relatórios trabalhistas pelos quais ficou conhecido no Kotaku.

Como quando ele começou na Kotaku, Schreier tem alguma liberdade para descobrir qual será seu papel na Bloomberg. Ele me diz que está ansioso para aprender com a redação maior da Bloomberg e tentar obter mais cobertura comercial, enquanto continua o tipo de indústria e relatórios trabalhistas pelos quais ficou conhecido no Kotaku.

Essa notoriedade veio como parte da evolução de seu antigo emprego, que ele assumiu em 2011. Na época, ele diz que o Kotaku já estava bem estabelecido e tinha um grande público. E junto com o resto da G / O Media – anteriormente Gawker Media – Schreier diz que o Kotaku tinha uma propensão a valorizar a liberdade editorial acima de tudo.

“Nos foi dada a autonomia para essencialmente fazer o que queríamos”, diz ele. “Temos um processo de arremesso e aprovação, e você certamente disse ‘não’ a ​​coisas que não funcionaram. Mas há muita flexibilidade nisso, se você vê algo divertido em um jogo que deseja destacar, se tiver alguma idéia estúpida para satirizar algo, você pode essencialmente obter qualquer coisa na página “.

Embora Schreier certamente tenha exercido essa liberdade editorial em Kotaku para escrever sobre vários assuntos diferentes, ele talvez tenha se tornado mais conhecido por investigações mais longas sobre alguns dos assuntos menos agradáveis ​​da indústria, especialmente aqueles que envolvem crise e trabalho. Ele me conta que essa batida surgiu desde seus primeiros dias nos desenvolvedores de criação de perfil do site e evoluiu naturalmente quando ele começou a conversar com mais e mais pessoas em toda a indústria de jogos.

“O problema das questões sistêmicas é que elas são sistêmicas”, diz Schreier. “Muitas vezes eles não são comentados porque são vistos como normais. E acho que é preciso olhar de fora ou ouvir alguém de fora para ouvir sobre esse tipo de coisa e dizer: ‘Espere um minuto. O quê?’

A partir de suas discussões, Schreier começou a fazer “peças amplas e ampliadas da perspectiva” sobre tópicos como crise. Com o tempo, ele percebeu que as histórias que conversavam com 20 desenvolvedores diferentes em 20 empresas diferentes não ressoavam tanto quanto as histórias mais específicas e focadas que chamavam organizações individuais do setor.

 

“O problema dos problemas sistêmicos é que eles são sistêmicos … acho que é preciso ouvir alguém de fora para ouvir sobre esse tipo de coisa e dizer: ‘Espere um pouco. O que?'”

Uma das peças finais de Schreier para Kotaku foi uma espécie de reflexão sobre essa história. Depois de um relatório de 2018 sobre a cultura de longa data da Rockstar Games, Schreier escreveu que, 18 meses depois, começaram a ser feitos esforços para realmente melhorar as condições de trabalho no estúdio. Pergunto a Schreier com que frequência seus relatórios provocam mudanças reais e significativas.

“É realmente difícil dizer, porque não é como se esses problemas fossem como um botão liga-desliga … Eu acho que é raro ver o tipo de coisa que vi na Rockstar, onde é muito claro desde o início que eles levam a sério a possibilidade de mudar muitas maneiras de fazer negócios por várias razões.Este tipo de reação tem sido incomum.

“Mas tenho certeza de que, de várias maneiras sutis, alguns lideram em algum lugar podem ver um artigo e talvez reconheçam alguns comportamentos que viram em um artigo em si mesmos e dizem: ‘Sabe, eu preciso fazer um melhor trabalho disso. Ou talvez alguém em algum lugar decida: “Ei, você sabe o quê? A crise é um problema perpétuo aqui, eu vou para casa às 18h todos os dias, não importa o quê.”

“Em última análise, não acho que meu objetivo como repórter seja mudar as coisas. Pode ser um efeito líquido do que faço, mas meu objetivo como repórter é informar e divertir as pessoas. Informar as pessoas geralmente leva à mudança. E essa é uma das razões pelas quais o trabalho de um repórter é tão importante, porque se você está informando às pessoas que o governador está aceitando subornos da indústria do entretenimento, isso ajudará a polícia a agir e talvez o governador seja preso. resultado disso.

 

“Não acho que meu objetivo como repórter seja mudar as coisas. Pode ser um efeito líquido do que faço, mas meu objetivo como repórter é informar e divertir as pessoas”

“Mas não é tarefa do repórter dizer: ‘Vou levar esse governador para a prisão’. O trabalho de um repórter é dizer: ‘Vou informar as pessoas sobre o que está acontecendo na mansão do governador’. Sempre adotei a abordagem de ser a pessoa que conta essas histórias. E desde que essas coisas sejam verdadeiras, precisas e ressoem com as pessoas, vejo isso como um trabalho bem feito, e se elas ajudam as pessoas, isso é fantástico “.

Quase uma década em Kotaku posicionou Schreier bem para testemunhar mudanças no cenário geral da mídia de jogos. Uma mudança importante que ele ficou muito feliz ao ver é a redução de análises exclusivas e visualizações de anúncios – o que ele descreve como “relatórios de acesso que servem apenas como marketing”.

Ele também acha que a mídia de games agora é melhor em recuar contra as tentativas de torná-lo um braço de marketing positivo para as empresas em geral.

“Tem sido muito bom ver que alguns dos estabelecimentos tradicionais não têm medo de denunciar as pessoas que cobrem e fazem coisas que podem irritá-las”, diz ele. “Acho que oito, nove, dez anos atrás, teria sido mais provável que uma agência de notícias se apoiasse em informações ou em uma história por medo de irritar as pessoas. E eu não acho que isso aconteça tanto agora , embora eu tenha certeza de que ainda funciona até certo ponto. Mas tenho visto muito mais disposição de repórteres e sites de jogos, especialmente nos maiores, de ser adversário “.

Mas, juntamente com esses triunfos, Schreier foi capaz de testemunhar os obstáculos da mídia de jogos. Pergunto a ele o que ele considera o maior desafio que a mídia de games enfrenta atualmente, e ele responde com firmeza em uma palavra: “Dinheiro”.

Ele especifica que o problema do dinheiro é multifacetado. As empresas precisam ter estabilidade financeira para permitir que os repórteres se concentrem em histórias difíceis e aprofundadas, porque essas histórias levam tempo. Empresas financeiramente estáveis ​​podem se dar ao luxo de dar a repórteres esse tempo, porque outros escritores podem garantir que o site tenha conteúdo.

Mas também há o problema mais óbvio, diz Schreier: a mídia de games simplesmente não paga a seus repórteres o suficiente para começar.

 

“Acho que é um problema que você possa trabalhar na mídia por um longo tempo, ter um currículo de nível sênior e estar fazendo um salário básico em qualquer outro setor”

“Acho que é um problema que as pessoas não estão ganhando a vida”, diz ele. “Eu acho que é um problema que você possa trabalhar na mídia por um longo tempo, ter um currículo de nível sênior e estar fazendo um salário básico em qualquer outro setor. E acho que é a maior razão pela qual vemos tantos as pessoas simplesmente abandonam carreiras iniciantes no jornalismo porque não podem se dar ao luxo de permanecer no jornalismo.Existem apenas muitas das posições mais bem remuneradas e você precisa esperar que alguém deixe uma dessas posições para ter um. É apenas um sistema insustentável.

“Não tenho uma solução para isso. Se tivesse, começaria um site ou algo assim. Algumas das soluções que já vi funcionar para pessoas são posições de assinatura e conteúdo financiado pelo usuário. E, finalmente, acho que é o único caminho a seguir: essa idéia de que as coisas na Internet devem ser gratuitas apenas porque estão na Internet é o que acaba de ser catastrófico para a mídia, entre outros setores.

“Fico um pouco animado quando vejo pessoas encontrando sucesso no Patreon e em outros sites de financiamento coletivo … Parece haver algum modelo que funciona, mas é tão focado na personalidade. Eu me pergunto como isso poderia funcionar para outras formas. de mídia de jogos, e sim, é apenas uma chatice “.

Outra questão óbvia para quem acompanhou as notícias de sites como Kotaku e Deadspin nos últimos anos é o problema do G / O Media Group como um todo. Anteriormente Gawker Media, Kotaku e seus sites irmãos – incluindo Gizmodo, Deadspin, Jezebel, The AV Club, The Onion e outros – foram embaralhados entre proprietários nos últimos anos, após um processo movido por Hulk Hogan . O atual proprietário, a Great Hill Partners, chegou em 2019 e instalou um novo gerenciamento, mas Schreier diz que rapidamente ficou claro que os objetivos do novo gerenciamento não estavam alinhados com o que os membros do grupo de mídia amavam na empresa.

“Tem sido muito difícil trabalhar para uma empresa que é administrada pela gerência na qual a confiança foi completamente corroída”

Esse conflito se manifestou de várias maneiras ao longo do ano passado, incluindo o desligamento do site de notícias e opinião Splinter News e a implementação de anúncios em vídeo com reprodução automática em vários sites da rede. As coisas vieram à tona quando os escritores do Deadspin, um site de esportes conhecido por se desviar regularmente de vários outros tópicos, como entretenimento e política, foram instruídos a “se apegar ao esporte”. O editor-chefe interino Barry Petchesky recuou e foi demitido. O restante da equipe editorial parou em protesto.

Desde então, a G / O Media e a Kotaku enfrentam especificamente um êxodo de funcionários maior que o normal, entre eles Schreier. Ele cita essas questões como uma das razões pelas quais deixou o Kotaku, dizendo que Deadspin foi “praticamente o ponto de ruptura”.

“Tem sido muito difícil trabalhar para uma empresa que é administrada por administradores em quem a confiança foi completamente corroída”, diz ele. “Nosso sindicato anunciou alguns meses atrás que tínhamos votado sem confiança no CEO. [97% do sindicato] votaram para removê-lo … Esse não é o tipo de coisa que você vê com frequência. E acho que que diz tudo sobre como nossa empresa foi gerenciada no ano passado desde que a Great Hill nos comprou.Se houver alguma sugestão aqui, espero que a Great Hill perceba que, se não substituirem a gerência, perderão todo mundo . “

Schreier, que fazia parte do comitê de negociação original que criou a União GMG em 2015, diz que o ponto original da união era porque os funcionários geralmente eram felizes trabalhando sob Gawker e queriam proteger o que tinham.

“A única maneira real de tornar a mídia sustentável nos próximos dez, 20 anos é mudar essa ideia na cabeça das pessoas e fazê-las perceber que os jornalistas precisam ser pagos”

“Eu gostaria de ter uma ideia do tipo: ‘Aqui está a bala de prata. Aqui está o escudo que você pode usar para se proteger das pessoas que entram e não sabem o que estão fazendo e realmente não se importam.’ Eu direi que os trabalhadores têm poder [quando] organizado, e fazer parte do sindicato é ótimo. E ser capaz de organizar coletivamente é ótimo. E usar esse poder de maneira estratégica é realmente importante e pode ser realmente a única maneira de lute contra esse tipo de coisa. Mas, em última análise, sem algum tipo de regulamentação nos EUA contra esse tipo de aquisição de vampiros, não tenho certeza de qual seja a solução. ”

Entre as lutas de financiamento, a possibilidade de mais situações como a da G / O Media devido a aquisições corporativas de outros grupos de mídia e os desafios atuais trazidos pelo COVID-19, a mídia de jogos tem muito com que se preocupar. Schreier não tem soluções, mas pede aos leitores que reconsiderem como eles consomem e pagam – ou não pagam – pelo jornalismo de que se preocupam.


“Acho que Patreon e assinaturas em geral serão o modelo de negócios mais importante para o futuro”
, diz ele. “Na verdade, não vejo notícias funcionando de outra maneira. E acho que, se for o caso, espero que as notícias de graça não sejam realmente gratuitas e acabem matando notícias. Se você é um leitor , é muito importante estar disposto a pagar – e não estou dizendo muito -, mas qualquer tipo de assinatura ou serviço ou suporte premium, ou qualquer maneira possível de apoiar os jornalistas e as organizações que você amor, que você gosta de ler todos os dias, apenas estar disposto a fazer isso é fundamental.

“Acho que a única maneira real de tornar a mídia sustentável nos próximos dez, 20 anos é mudar essa ideia na cabeça das pessoas e fazê-las perceber que os jornalistas precisam ser pagos. Caso contrário, você só recebe robôs, isca de SEO e muita coisa do fundo do poço que é tão predominante em todos os lugares. Espero que as coisas possam seguir nessa direção e que as pessoas possam perceber que vale a pena pagar pelas notícias “.

O artigo original foi escrito pela Rebekah Valentine e publicado na gamesindustry.biz, um portal extremamente rico que todos vocês deveriam conferir!